Filmes


Os cães são os melhores amigos do homem, e felizmente, a Sétima Arte tem sido fértil no desenvolvimento de filmes, onde os protagonistas são cães. Como eu, existem muitas pessoas que têm um cão que já faz parte da família, e que gostam de ver filmes que tenham cães como personagens principais, e nada melhor que formular esta lista com os melhores do gênero. Optei por dar destaque sobretudo aos filmes mais recentes, e deixando os filmes de animação de lado, optando apenas por filmes onde sejam utilizados animais riais.
—————————————————————————————————————————————————
Marley & Me (Marley & Eu) – Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casaMarley, “um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro”, que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilo, que transformou o lar deste casal num autêntico turbilhão…nada escapará à sua voracidade e irreverência! Mas John e Jenny percebem por fim que Marley, de alguma maneira fez vir ao de cima o melhor que existe neles. 
—————————————————————————————————————————————————
Hachiko: A Dog’s Story (Sempre ao Seu Lado) – Hachiko é um cão especial, com a alcunha de “Hachi”, e acompanha o seu dono Parker, um professor universitário, todos os dias, até a estação de comboios para o ver partir, retornando à estação, todas as tardes para cumprimentá-lo ao final de cada dia. A natureza emocionalmente complexa do que sucede quando esta sua rotina descontraída é interrompida, faz da história de Hachi, um conto intemporal; a fiel devoção de um cão ao seu dono mostra o grande poder do amor. 
—————————————————————————————————————————————————
Lassie – Lassie, uma deslumbrante cadela Collie, vive com Joe Carraclough (Jonathan Mason), um rapaz de nove anos, e os seus pais, numa pequena cidade mineira de Yorkshire. Durante uma caçada, a neta do Duque de Rudling (Peter O’Toole) repara na beleza da cadela e fica fascinada. O Duque decide comprar Lassie à família de Joe, que sofre de grandes dificuldades financeiras. Profundamente infeliz, a cadela é levada para uma longínqua mansão na costa norte da Escócia. Mas Lassie está determinada a enfrentar todos os desafios para regressar a casa. 
—————————————————————————————————————————————————
Beethoven – A família Newton vive em uma casa confortável, mas parece que falta algo. Este vazio é preenchido quando um mascote vai morar lá, sendo que na verdade este filhote é um imenso cão são bernardo, que traz alegrias e também muitos tumultos para os Newton. Paralelamente Herman Varnick, o veterinário do local, tem uma secreta e horrível segunda atividade que requer diversos cachorros para experimentos, sendo que Beethoven está na lista de Varnick. Um clássico de 1992, que gerou várias sequelas. Ideal para ver numa tarde de domingo com a família.
—————————————————————————————————————————————————
Cujo (O Novo Símbolo do Terror) – O mal ataca quando um monstruoso cão aterroriza uma indefesa família, neste lendário clássico. Baseado no best-seller de Stephen King, o mestre do suspense e terror, Cujo dá um novo nome ao horror. Enquanto Donna e Vic Trenton lutam para salvar o seu abalado e problemático casamento, o seu filho Tad apega-se ao adorável São-Bernardo de 91 kg, que pertence a um mecânico. Mas eles não imaginam que uma mordida de morcego transformou este animal de grande porte, num cruel assassino. 
—————————————————————————————————————————————————
Eight Below (Antárctida – Da Sobrevivência ao Resgate) – A história de três membros de uma expedição científica: Jerry Shepard (Paul Walker), o seu melhor amigo, Cooper (Jason Biggs), e um grosseiro geólogo americano (Bruce Greenwood), que são forçados a deixar para trás os seus adorados cães de trenó devido a um acidente inesperado e ao perigoso tempo que se faz sentir na Antárctida. Durante o rigoroso Inverno Antárctico os cães terão de lutar sozinhos pela própria sobrevivência, no intenso deserto gelado, por mais de 6. 
—————————————————————————————————————————————————
Red Dog (Cão Vermelho) – Baseado numa história real, o filme “Red Dog”, fala da história de um cão, que uniu uma comunidade inteira enquanto procurava pelo seu verdadeiro dono. O “cão vermelho” tem este nome devido às poeiras vermelhas da Austrália, e foram baptizado pelos trabalhadores que o foram adoptando ao longo dos anos. Um fantástico e emocionante filme com o melhor amigo do homem como personagem principal. O filme familiar «Red Dog», de Kriv Stenders, foi considerado o Melhor Filme Australiano de 2011. 
—————————————————————————————————————————————————
White Dog (Cão Branco) – Baseado no romance de Ronald F. Maxwell, conta a história de um cão que foi treinado para atacar pessoas negras, tornando-se um retrato dos famoso “cães brancos” da África do Sul. Quando a jovem aspirante a actriz Julie o adopta, nada sabia sobre sua condição, e o tempo passa sem nada ocorrer. Mas, aos poucos, ela percebe o comportamento racista do cão e o entrega a um treinador de animais para filmes e seu parceiro Keys, ele próprio negro, para que eles tentem reeducar o animal. A questão é: Será isto possível? 
—————————————————————————————————————————————————
101 Dalmatians (101 Dalmatas) – Os dálmatas Pongo e Prenda são pais orgulhosos de 15 lindos cachorros…! Mas Cruella De Vil, uma famosa criadora de roupa, pretende lançar uma nova linha de roupa com peles de Dálmatas e manda raptar todos os dálmatas da cidade, incluindo os queridos filhotes de Pongo e Prenda. Ajudados por toda a restante população canina, os pais dálmatas organizam uma das maiores aventuras de salvamento da história. A sinopse de cima, refere-se ao filme de 1996, mas o original era um filme de animação, criado em 1961. 
—————————————————————————————————————————————————
White Fang (Caninos Brancos) – uma obra literária imortal. O órfão Jack Conroy (Ethan Hawke – Sociedade dos Poetas Mortos) vai para o Alasca em busca de uma mina de ouro deixada pelo pai. Nas terras geladas, trava uma amizade inusitada com um lobo a quem resolve batizar de Caninos Brancos. Eles crescem e amadurecem juntos e a vida faz de Jack um homem de coragem. Com uma fotografia belíssima, a fria paisagem nevada e seus animais solitários são apresentados num clima deslumbrante e inesquecível de rara emoção. 



Os felinos sempre fascinaram o ser humano, que os domesticaram a cerca de 10 mil anos, especialmente com intuito de proteger sua colheita de roedores.
Várias culturas ancestrais trazem o gato como uma figura mitológica e misteriosa, representando deuses e também associando-o à reencarnação, à bruxaria e aos demônios.
Esta lista foi feita a pedido dos fãs dos felinos, já que fiz várias listas com cachorros e outros animais. Ela traz 10 gatos famosos do cinema. Confiram, comentem e sugiram outros títulos!

1.  Garfield - Garfield (a transposição das ótimas tiras de Jim Davis para o cinema não chega a empolgar, seu humor sarcástico se aplica melhor aos 3 quadrinhos de jornal. a voz de Bill Murray - Antonio Caloni no Brasil - capta bem a personalidade do gato, mas não salva um roteiro infantil, onde o gato terá que ajudar seu amigo, cachorro, Odie, que foi sequestrado) 

2.  Puss-in-Boots - Shrek 2 (Shrek vai conhecer os pais de Fiona e no caminho encontra o Gato-de-Botas - voz de Antonio Banderas -, que foi contratado pelo sogro para destrui-lo, mas acaba se juntando ao grupo. com seu sotaque espanhol e sua carinha de "fofo", o gato é a melhor coisa do melhor episódio da franquia)

3.  Tonto - Harry, o amigo de Tonto (depois de ser obrigado a deixar o apartamento onde viveu a vida toda, um homem de 72 anos resolve fazer uma comovente viagem para ver seus filhos e netos, despedir-se de amigos e conhecer coisas que nunca teve tempo antes. sempre em companhia de seu inseparável gato, Tonto. Oscar de melhor ator para Art Carney)

4.  Chatran - As Aventuras de Chatran (um irriquieto gatinho amarelo vivia com seus irmãos em um rancho no norte do Japão. um dia, brincando com seu amigo cachorro, foi esconder-se numa caixa que caiu num rio e foi levada pela correnteza. a partir daí começa a aventura dos dois pela floresta, acompanhando seu amadurecimento. fofo!)

5.  Mr.Jinx - Entrando numa Fria (Greg Focker - Ben Stiller - vai conhecer os pais da namorada e passa por maus bocados. o lindo gato da raça himalaia, agora pertence ao sogro - Robert DeNiro - e aprendeu diversos truques, incluindo usar a privada e dar a descarga. o gatinho acaba por se tornar inimigo de Greg e protagonista de algumas das melhores cenas do filme e de sua continuação) 

6.  Thomas O'Malley - Os Aristogatas (uma milionária parisiense deixa a fortuna como herança para sua elegante gatinha Duquesa. para ficar com o dinheiro, o mordomo solta a gata na zona rural, onde conhece o vira-latas "Abraham de Lacy Giuseppe Casey Thomas O'Malley the Alley Cat" - no Brasil Matinhos -, que vai ajudá-la a voltar a Paris e recuperar sua herança. desenho da Disney de 1970, estrelado por gatos)

7.  Gato de Cheshire - Alice no País das Maravilhas (o Gato Risonho, que tem o poder de evaporar, foi acrescentado numa segunda versão do livro de Lewis Carroll, assim como o Chapeleiro, e tornou-se um dos personagens mais carismáticos. no filme de Tim Burton ganha a voz do ótimo Stephen Fry)

8.  Jake - O Gato do Espaço (uma nave espacial caiu na terra e é resgatada pelo governo americano. seu piloto, um gato que usa um colar que permite que se comunique com os humanos, escapa e pede ajuda a um terráqueo para consertar sua nave e assim possa voltar ao seu planeta. a Disney cometeu alguns filmes assim nos anos 70) 

9.  Piewacket - Sortilégio do Amor (Kim Novak é uma feiticeira de Nova York, que, com a ajuda de seu gato siamês, lança um feitiço para que seu novo vizinho - James Stewart - se apaixone por ela. o problema é que ela acaba apaixonada, o que é proibido às bruxas e poderá custar a perda de seus poderes)

10.  Midnight - A Mulher Gato (uma designer - Halle Berry - é morta e ressucitada depois do gato Midnight, descendente dos deuses gatos egípcios, dar a ela um novo sopro de vida. ela renasce com poderes felinos e, infelizmente, fazer um dos piores filmes da história)


Em breve mais filmes com cães e gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário